top of page

Código de Conduta

1. INTRODUÇÃO

2. ÂMBITO

3. GOVERNANÇA

4. RESPONSABILIDADES E REPORTE

5. ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS, CONTROLES, REPORTE DE INCIDENTES

5.1. Colaboradores 

5.2. Representantes da TW Capital

5.3. Conselho de Administração e Diretoria    

5.4. Denúncia de incidentes e violações ao Código de Conduta

5.5. Conselho de Ética                                                                                  

5.6. Monitoramento e Controle                                                                       

6. POLÍTICA DO CÓGIDO DE CONDUTA                                                         

6.1. Missão e propósito da TW Capital                                                   

6.2. Os Nossos Valores                                                                             

6.3. Sustentabilidade                                                                                 

6.4. Comportamento Ético no ambiente de trabalho                               

6.5. Comportamento Ético interno                                                                  

6.6. Conflitos de interesses                                                                            

6.7. Práticas Anticorrupção                                                                            

6.8. Concorrência e negociação justa                                                            

6.9. Informações privilegiadas                                                                       

6.10. Combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e

cumprimento ao regime de sanções internacionais                                        

6.11. Gestão fiscal                                                                                       

6.12. Sigilo e Proteção de Dados                                                                   

SUMÁRIO

  • Estamos comprometidos com elevados padrões de conduta nos negócios e integridade de negócio em tudo o que fazemos.

  • Cumprimos com as leis e regulamentos aplicáveis em todas as negociações.

  • Os nossos valores fundamentais; Empatia, Ética, Consistência e Inovação servem como inspiração e orientação no dia-a-dia do nosso negócio.

  • Estamos liderando o caminho para uma economia sólida; assumimos o papel de assegurar que os negócios são pagos, que os consumidores são apoiados na liquidação das suas dívidas e que a sociedade como um todo beneficia de um ambiente comercial seguro.

  • Mantemos estrita confidencialidade e integridade no que respeita a informação sensível do negócio e todas as informações obtidas por parte de clientes e consumidores;

  • Esta política se aplica a todos os colaboradores e a qualquer pessoa que nos represente, incluindo prestadores de serviços, fornecedores, representantes e consultores.

  • Violações confirmadas ou suspeitas desta política deverão ser encaminhadas,  ao Compliance por meio do Canal de Denúncias

     1. INTRODUÇÃO

 

 

O Código de Conduta estabelece o nosso compromisso duradouro para cumprir com as leis e regulamentos, mas também para conduzir o nosso negócio alinhado com a nossa missão principal: ajudar as empresas a prosperar cuidando de seus clientes, orientadas pelos nossos valores e contribuição para um desenvolvimento sustentável.

 

     2. ÂMBITO

 

Esta política deve se aplicar ao negócio desenvolvido por nossa empresa e pelos funcionários, colaboradores e trabalhadores temporários da TW Capital. Também se aplica a qualquer pessoa que represente a TW Capital, por exemplo, prestadores de serviços, fornecedores, representantes e consultores.

 

     3. GOVERNANÇA

 

Esta política é aprovada pelo CEO da  TW Capital. Deve ser revista e aprovada, pelo menos, anualmente. A política deve ser disponibilizada, entendida e assinada por todos os colaboradores e outras partes interessadas que representem a TW Capital.

 

     4. RESPONSABILIDADES E REPORTE

 

O Compliance deve reportar quaisquer violações destas regras ao CEO da TW Capital.Todos os colaboradores devem reportar quaisquer violações desta política de acordo com a seção infra.

 

     5. ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS, CONTROLES, REPORTE DE INCIDENTES

 

O Código de Conduta é parte da estrutura de governança corporativa da TW Capital, o qual está delineado por um conjunto amplo de instruções que fornecem orientações adicionais, procedimentos e informações sobre como atuar em determinadas circunstâncias e fornecer informações adequadas - por gentileza, acesse o link ao fim deste documento para outras normas internas.

 

O Código de Conduta está disponível na intranet da TW Capital e pode ser compartilhada com os nossos parceiros externos.

 

     5.1. Colaboradores

 

Para garantir o conhecimento e compreensão desta política, incluindo os procedimentos e instruções respectivos, o Departamento de Recursos Humanos da TW Capital é responsável por garantir que todos os colaboradores recebam o Código de Conduta na sua admissão. O Departamento de Recursos Humanos da TW Capital também é responsável por garantir que todos os colaboradores assinem o recebimento do Código de Conduta.

 

Cada colaborador deve conhecer e cumprir os requisitos estabelecidos neste Código de Conduta, bem como nas instruções publicadas nas Normas Internas, durante toda a sua relação contratual com a TW Capital. Eles devem reportar qualquer violação do Código de Conduta de acordo com a política de comunicação de irregularidades (Política de Canal de Denúncias).

 

     5.2. Representantes da TW Capital

 

Prestadores de serviços, fornecedores, representantes, consultores, membros independentes do Conselho de Administração ou qualquer tipo de representante da TW Capital, também deverão assinar o Código de Conduta ou incluir o Código de Conduta (Edição Fornecedor) como anexo do contrato comercial com o representante. É da responsabilidade do gestor que efetua a contratação do prestador de serviço assegurar que esse requisito é cumprido.

 

     5.3. Conselho de Administração e Diretoria

 

O “exemplo do topo” define a liderança e o compromisso da alta gestão e estabelece os valores da organização e o clima ético. Uma liderança adequada e incentivadora é a base sobre a qual a cultura da empresa é construída. Os gestores devem servir como exemplo e comunicar de forma clara a ética e os valores nas respectivas áreas de negócios em que atuem. Devem ser receptivos às preocupações éticas dos colaboradores e valorizar a ética e a integridade em relação aos objetivos de negócio de curto prazo e agir adequadamente caso tomem conhecimento de condutas impróprias.

 

Os gestores de todos os níveis dentro da TW Capital são responsáveis por supervisionar os colaboradores, e qualquer um que represente a TW Capital, bem como devem atuar em conformidade com o Código de Conduta, devendo reportar quaisquer violações ao Compliance.

 

     5.4. Denúncia de incidentes e violações ao Código de Conduta

 

Todos os colaboradores são encorajados a denunciar qualquer suspeita ou certeza de conduta imprópria e violações desta política e regras correlatas. A TW Capital aplica uma rigorosa política de não-retaliação contra denúncias no âmbito deste procedimento e os receptores das denúncias tratarão todas as informações com sigilo absoluto. Outras informações sobre o procedimento para denúncias podem ser encontradas na Política de Canal de Denúncias

 

     5.5. Conselho de Ética

 

Os relatórios das denúncias efetuadas pelo sistema do Canal de Denúncias são encaminhados para o Compliance da TW Capital (“Código de Ética”) que, em estreita confidencialidade, irá analisar e avaliar a informação recebida, determinado a condução apropriada. O Compliance está autorizado a buscar qualquer informação que seja necessária de qualquer colaborador da TW Capital, e os colaboradores são orientados a cooperar com qualquer solicitação do Compliance. Todas as denúncias recebidas pelo Compliance são registradas, e o resultado do caso deve ser comunicado ao denunciante.

 

Desde que o caso em apreço seja manifestamente fundamentado, o Compliance fornecerá um relatório ao CEO da TW Capital

 

 

     5.6. Monitoramento e Controle

 

O Compliance é responsável por monitorar e controlar esta política e deve assegurar que violações ou incidentes graves devem ser imediatamente reportados ao CEO da TW Capital AB.

 

 

 

     6. POLÍTICA DO CÓDIGO DE CONDUTA

 

Estamos comprometidos com elevados padrões de conduta e integridade do negócio em tudo o que fazemos. A reputação da TW Capital pela integridade e pelos elevados padrões de conduta empresarial é talvez o nosso ativo mais valioso. Essa reputação depende do respeito por essas regras e salvaguarda dos nossos valores fundamentais.

     6.1 Missão e propósito da TW Capital

Nossa missão, ajudar as empresas a prosperar cuidando dos seus clientes, define o nosso papel na sociedade e nos orienta no trabalho diário e no desenvolvimento do nosso negócio. O nosso propósito, liderar o caminho para uma economia saudável, pressupõe que nós facilitamos negócios e ajudamos a criar economias sólidas, po rmeio de negociações simples, seguras e justas. Vemos os créditos como uma parte vital e importante de uma economia crescente e saudável. Pessoas e empresas precisam tomar empréstimos de curto e longo prazo para crescer e construir a vida que desejam, mas se os créditos forem concedidos sem a devida segurança, podem se tornar perigosos para o indivíduo e para a sociedade como um todo.   

 

A TW Capital fornece informações de crédito fidedignas para orientação, garante que as faturas e notificações de pagamento sejam enviadas rapidamente e que os pagamentos sejam feitos dentro do prazo, para que a liquidez do vendedor não fique prejudicada. Um comportamento saudável de pagamento também traz menos stress aos consumidores porque permite manter os preços baixos. Quando a cobrança é necessária, a TW Capital desempenha um papel importante em tornar estes casos os mais tranquilos e respeitosos possíveis para todos os envolvidos, com colaboradores ou prestadores de serviços que são compreensivos e que podem mediar o processo. Nossos valores fundamentais descritos abaixo formam a base de como devemos realizar o nosso trabalho diário dentro da TW Capital.

 

     6.2 Os Nossos Valores

 

Nossos valores principais refletem como trabalhamos na TW Capital e os valores em que realmente acreditamos. Servem como orientação para todos os colaboradores e têm como objetivo guiar o nosso comportamento e nos apoiar na tomada de decisões. Como resultado, os nossos clientes, consumidores e outros grupos-alvo saberão o que esperar de nós em todas as situações, independentemente de quem conhecem na TW Capital. Essa mentalidade é importante para criar um negócio mais forte e unificado. Se permanecermos fiéis a nossos valores fundamentais, nossa empresa e nossa marca crescerão mais fortes.

 

Empatia          

 

Nosso negócio é sobre pessoas e gerar valor para as empresas e para a sociedade. Cada situação é única e tem a sua própria realidade socioeconômica. Empenhamo-nos para compreender as pessoas e suas diferentes perspectivas, bem como tratamos sempre todos com dignidade e respeito – nossos clientes, consumidores, parceiros e colegas de trabalho. Essa compreensão nos permite criar valor para encontrar um significado mais profundo no trabalho que realizamos e, por fim, alcançar a nossa missão.

 

  • Escutamos ativamente e procuramos compreender

  • Somos flexíveis e abertos a nova ideias

  • Demonstramos paciência e oferecemos suporte

 

Ética    

 

Vamos além das regras de compliance. Somos um exemplo a ser seguido no nosso setor e temos a oportunidade e a responsabilidade de definir novos padrões e mudar a forma como as pessoas entendem a gestão de crédito. Isso significa ser um condutor de tratamento justo com todos os devedores, e trabalhar com clientes e parceiros que compartilham dos nossos valores. Para alcançar isso, trabalhamos com os mais elevados padrões de práticas justas e honestas em tudo o que fazemos.

 

  • Colocamos a sociedade e os negócios sustentáveis em primeiro plano

  • Somos responsáveis pelas nossas ações

  • Fazemos o que é correto – atuando e liderando com base em nossos valores e do Código de Conduta

 

Consistência    

 

Uma das nossas maiores forças é o entusiasmo e o envolvimento de todos os nossos colaboradores. Mediante nosso compromisso diário, em sermos um pouco melhor hoje do que fomos ontem, realçamos o melhor de cada um. Crescemos enquanto pessoas e equipe para moldar o futuro da nossa empresa, agregando valor para os nossos clientes e consumidores. A mudança é uma constante no nosso mundo, mas continuamos em frente.

 

  • Partilhamos conhecimento e boas práticas dentro da TW Capital

  • Estamos comprometidos e somos responsáveis pelo nosso próprio desenvolvimento

  • Vamos mais longe e nunca desistimos

 

Inovação

 

No fim do dia, o que conseguimos alcançar com os nossos clientes e os consumidores é o que mais importa. Nossa capacidade de desenvolver as melhores soluções e criar verdadeiros cenários positivos para todos os envolvidos é o que nos diferencia no mercado. Com inovações, superamos expectativas e buscamos o papel de liderança em nosso setor.

 

  • Focamos em resultados, não em problemas

  • Trabalhamos para entregar inovação a nossos clientes

  • Incentivamos a qualidade e o profissionalismo

 

     6.3 Sustentabilidade

 

A TW Capital tem um importante papel nos esforços globais para um desenvolvimento sustentável. TW Capital tem tanto a oportunidade como a responsabilidade de estabelecer novos padrões e mudar a forma de percepção das pessoas em relação à indústria de serviços de crédito por meio de práticas negociais éticas e sustentáveis. O propósito e valores delineados nas seções 6.1 e 6.2 são os fundamentos à posição da TW Capital em relação à sustentabilidade.

 

Para atingir as expectativas de nossos parceiros-chave, consumidores, clientes, colaboradores, acionistas e sociedade, a TW Capital deverá agir em seus negócios com altos níveis de integridade em tudo que a TW Capital faz. As partes interessadas esperam que a TW Capital busque operações e negócios de forma responsável e de maneira sustentável, e essas expectativas serão sempre superadas paralelamente às iminentes regulações. A TW Capital acredita que um negócio sustentável cria uma companhia mais atrativa para todas as partes interessadas, bem como um negócio de sucesso por  um longo prazo.

 

O compromisso da TW Capital para um desenvolvimento sustentável está fundamentado em convenções e declarações internacionalmente reconhecida

 

 

     6.4 Comportamento Ético no ambiente de trabalho

 

Na nossa missão, ajudar as empresas a prosperar, cuidando dos seus clientes, e guiados pelos nossos valores, devemos sempre considerar o Código de Conduta nos negócios, sobre o qual todos os negócios devem ser conduzidos.

 

O Código enfatiza relacionamentos de respeito com os clientes e compreensão da situação dos consumidores e acordos de pagamento justos entre os clientes da TW Capital e os seus clientes.

O Código de Conduta da TW Capital engloba que:

 

  • Os negócios devem ser conduzidos de modo a promover e manter o respeito e a confiança no setor de Serviços de Gestão de Crédito.

  • Leis e regulamentações devem ser rigorosamente observadas em todas as transações com clientes, consumidores, fornecedores e autoridades.

  • Devem ser mantidas estrita segurança e confidencialidade relativamente a todas as informações obtidas.

  • A integridade dos consumidores deve ser respeitada em todos os momentos.

 

     6.5 Comportamento Ético interno

 

Todos os colaboradores da TW Capital e qualquer um que represente a TW Capital deve respeitar e estar em conformidade com as leis aplicáveis, regulamentações, regras internas e acordos contratuais em todos os momentos, e é esperado que se comportem de forma exemplar, sempre tendo em mente que agem como um representante da TW Capital.

 

Todos os colaboradores e qualquer um que represente a TW Capital deve respeitar os nossos princípios éticos refletindo os nossos valores fundamentais no dia-a-dia do nosso negócio.

 

Todos os colaboradores e qualquer um que represente a TW Capital devem tratar uns aos outros, os nossos clientes e os consumidores com respeito e dignidade num ambiente de trabalho seguro e saudável.

 

Todos os gestores da TW Capital devem tomar as medidas apropriadas para garantir oportunidades iguais para todos os colaboradores, tratamento justo e uma força de trabalho diversificada.

 

A TW Capital proíbe expressamente qualquer forma de discriminação, intimidação ou assédio baseado em raça, cor, gênero, nacionalidade, religião, idade, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência ou outro qualquer status protegido por lei.

 

     6.6 Conflitos de interesses

 

Os colaboradores que representam a TW Capital em matéria de natureza financeira devem sempre salvaguardar o interesse da TW Capital, seus acionistas, clientes e consumidores. Outras ocupações e cargos de confiança que ocupem não devem competir ou ser um obstáculo para executar o trabalho e deveres para a TW Capital. No caso de um possível conflito de interesses em relação a qualquer colaborador, ele ou ela deve sempre entrar em contato com o seu Gestor ou com o Compliance, a fim de discutir a melhor abordagem.

 

Circunstâncias que indiquem a possibilidade de um conflito de interesses incluem casos em que a relação do colaborador com a outra parte não é de natureza puramente profissional, como por exemplo, família, amizade, relações financeiras, pessoais ou qualquer outra forma de dependência.

 

Também inclui a situação em que um colaborador é devedor em um caso gerido pela TW Capital. Um colaborador que tenha um conflito de interesses não poderá representar a TW Capital, participar em qualquer decisão ou estar envolvido de qualquer outra forma na questão relacionada ao tema.

 

     6.7 Práticas Anticorrupção

 

A TW Capital está em conformidade com as leis e práticas anticorrupção, independentemente de onde a TW Capital conduz os seus negócios. Assim, as despesas com entretenimento devem ser moderadas e razoáveis. Os valores e procedimentos são explicados em mais detalhe na Instrução Anticorrupção.

 

Presentes e Entretenimento

 

A regra principal é que os colaboradores da TW Capital (ou os seus familiares mais próximos ou qualquer um que represente a TW Capital) não podem receber, de um cliente ou de terceiros com quem tenha uma relação comercial, ou que possa ter uma potencial relação comercial com a TW Capital, qualquer remuneração, promessa, oferta ou presente que possam ser considerados como impróprios. Itens promocionais com valor insignificante, normalmente com o logotipo da empresa, estão isentos desta regra.

 

Hospitalidade e Eventos

 

Qualquer evento organizado pela TW Capital ou do qual a TW Capital participe deve ter um objetivo comercial claro, ser mantido num nível comedido e alinhado com os padrões usuais do respetivo mercado. Os convites devem ser feitos abertamente e normalmente devem ser endereçados ao empregador dos convidados.

 

Transações com Agentes Públicos

 

As negociações com funcionários públicos, agências governamentais e autarquias devem ser irrepreensíveis. Os colaboradores da TW Capital não devem prometer, oferecer, dar, autorizar ou fazer qualquer pagamento em dinheiro, a qualquer funcionário público, nacional ou estrangeiro.

 

Relação com Clientes, parceiros de negócios e fornecedores

 

A TW Capital só deve colaborar com clientes, parceiros de negócios e fornecedores que atuem em conformidade com as leis e regulamentações, com boas práticas de negócio e que mantenham um alto padrão ético.

 

A TW Capital deve selecionar os seus parceiros de negócio e fornecedores através de um processo de concorrência justa, e devem ser tratados de forma imparcial e justa.

 

Patrocínios, doações e atividades políticas

 

A TW Capital não deve patrocinar nem fazer doações a partidos políticos e organizações religiosas, nem na forma de apoio financeiro direto, nem em tempo de trabalho remunerado. Aos colaboradores que participarem em atividades políticas será concedida uma licença para o seu trabalho de acordo com as leis e com os acordos coletivos aplicáveis. No entanto, os colaboradores deverão se abster de usar o material da TW Capital para promover ou contribuir com atividades religiosas, políticas ou similares.

 

     6.8 Concorrência e negociação justa

 

A TW Capital atua em conformidade com as leis de defesa da concorrência. Todos os colaboradores e pessoas que agem em nome da TW Capital devem pessoalmente cumprir com todas as leis de defesa da concorrência e com todas as Regras Internas relacionadas a questões de defesa da concorrência. A TW Capital não aceitará qualquer conduta que possa ser razoavelmente esperada que dê origem a práticas anticompetitivas.

 

     6.9 Informações privilegiadas

 

No decorrer do nosso negócio, temos acesso à informação privilegiada. A informação privilegiada refere-se à informação que ainda não foi divulgada nem disponibilizada de outra forma no mercado e que é suscetível de influenciar o preço das ações. É ilegal fazer uso de tais informações para ganho pessoal ou divulgar para outras pessoas que não estejam autorizadas a recebê-la. Todos os colaboradores, ou qualquer um que represente a TW Capital, declara e aceita que não negociarão com informações privilegiadas enquanto forem empregados ou tiverem prestando serviços para a TW Capital.

 

     6.10 Combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo

              e cumprimento das sanções

 

A TW Capital não deve ser usada para lavagem de dinheiro ou para fins de financiamento do terrorismo. Todos os colaboradores e fornecedores devem também garantir o cumprimento de quaisquer regimes de sanções aplicáveis e evitar negócios com indivíduos, entidades e governos alvos.

 

A Instrução de Combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e cumprimento ao regime de sanções internacionais e os documentos a ela relacionados (“AML Compliance”) devem ser implementados e cumpridos. Para entidades que realizam negócios sujeitos às diretivas da União Europeia, as leis e os regulamentos locais aplicáveis contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo devem ser sempre respeitados.

 

     6.11 Gestão fiscal

 

A TW Capital deve cumprir com a sua obrigação de pagar os impostos legalmente devidos em qualquer território, de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades relevantes em cada jurisdição. Em paralelo, a TW Capital deve assegurar uma gestão e otimização eficazes da posição fiscal para corresponder aos objetivos de negócio sem incorrer em custos fiscais desnecessários, mas a TW Capital não deve se envolver em transações não ortodoxas ou artificiais cujo único ou principal objetivo seja gerar uma vantagem tributária.

 

     6.12 Sigilo e Proteção de Dados

 

Informações confidenciais incluem não só as informações divulgadas a nós pelos clientes, consumidores e fornecedores, mas também informações internas da empresa. Informações confidenciais, por exemplo, informações sujeitas a sigilo bancário, informações de clientes, informações comerciais e estratégicas, não devem ser discutidas com outros colaboradores, exceto quando necessário para executar as tarefas de trabalho necessárias.

 

Dados pessoais são quaisquer informações relacionadas a um indivíduo identificável, direta ou indiretamente, através de um número de identificação e/ou detalhes como fatores físicos, fisiológicos, mentais, econômicos, culturais ou sociais.

A proteção ao tratamento de dados pessoais é um direito fundamental, independentemente da origem, nacionalidade ou residência da pessoa. Os dados pessoais devem ser processados de acordo com a Política de Privacidade e documentos relacionados.

bottom of page